TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

5- POSSO USAR COSMÉTICOS NAS TRICOTERAPIAS?

Bom, se formos fazer uma análise do seu nível de conhecimento sobre tratamento capilar antes de começar o curso e o seu conhecimento hoje, muita coisa mudou. Mudou a tua vida profissional, mudou seus valores, mudou seus conceitos.
Mudou a tua maneira de ver o fio de cabelo, o respeito que você adquiriu pelo couro cabeludo. Tenho certeza também, que quando você olha um produto cosmético, a maneira de olhar é totalmente diferente.
Isto é muito bom! Conhecimento é o maior tesouro que levamos a vida inteira e ninguém pode tomar de ti.
Hoje vou de uma forma bem simples, como estou fazendo ao explicar o curso através do blog, que você aprenda algo muito importante sobre TRICOTERAPIA.
Quero começar recordando algo. No dia 28 de julho postei um comentário que explica o que é cosmético. Vamos recordar?

Na definição de cosméticos vimos que:
Cosméticos são produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e cabelos.São formulações de aplicação local, baseados em conceitos científicos, destinados à manutenção e ao melhoramento da pele humana e dos seus anexos ( cabelos, unhas, etc.).
eu levantei a seguinte questão abaixo:
Quero levantar uma questão com você.
Pense e responda na página de comentários:
Sabendo que terapia capilar visa tratar e recuperar cabelos, será que os cosméticos são os produtos ideais para usarmos nas terapias?

Hoje te darei a resposta:
Desde que surgiu o conceito do que é cosmético, muita coisa mudou em muitas áreas.
Surgiram novos conceitos.
Exemplo:
COSMECÊUTICO:foi criado pelo dermatologista americano Albert Kligman, no início dos anos 80, para indicar o tipo de produto cosmético, que, pela sua composição, não é classificado como uma droga sendo baseada em princípios altamente ativos em condições de penetrar na parede superfície da pele. Somente agora, depois de 20 anos este termo está sendo amplamente usado para as substâncias que caem na classificação entre medicamento e cosmético, ou seja, formulações de venda livre sem receita médica que proporcionam benefícios farmacêuticos.
NUTRACÊUTICO: é uma junção de "nutrição" e "farmacêutico" e refere-se ao estudo dos alimentos que têm um efeito benéfico sobre a saúde humana. O termo foi cunhado pelo Dr. Stephen De Felice, em 1989. Alimentos nutracêuticos também são definidos alimentos funcionais, alimentos ou farmacêuticos.No caso, e para esse tipo de público, uma primeira resposta poderia ser algo como: "nutracêuticos são substâncias que se apresentam numa faixa cinzenta, entre comida e remédio, entre nutriente e medicamento, compreendendo não apenas nutrientes tradicionais, como vitaminas, sais minerais, aminoácidos ou ácidos graxos poli-insaturados, mas também não-nutrientes como as fibras, além de uma ampla gama de substâncias que parecem contribuir para a prevenção ou mesmo cura de doenças, como o licopeno do tomate, o resveratrol do vinho, os fitoesteróis da casca da uva, que podem estar presentes, ou não, em alimentos - então muitas vezes por isso denominados alimentos funcionais, sendo que os mecanismos de ação não estão, na maioria dos casos, plenamente conhecidos, baseando-se as afirmativas mais em dados epidemiológicos do que em ensaios bioquímicos ou fisiológicos.".
FITOCÊUTICOS: O fitoceutica, ao contrário phytocosmetics, que emprega a droga fitocomplexa ou extratos vegetais (tinturas, águas aromáticas, chás, etc.) Emprega moléculas derivadas de plantas ou quimicamente definida. Pode ser frações vegetais isoladas e homogêneas.

Estes termos surgiram pois muita coisa mudou, o mundo evoluiu e estamos presos a velhos e ultrapassados termos.
Por isto, para que você entenda melhor como funciona na área de tricoterapia,leia com bastante atenção o texto abaixo:
O tricopaciente faz uma tricoterapia ou um tratamento capilar no qual ele usará em casa os produtos para ajudar na recuperação dos seus cabelos.
O mesmo acontece quando estamos doentes e vamos a um médico. Ele poderá pedir para fazermos um tratamento e/ou nos prescreve medicamentos para usar em casa para que sejamos curados.
Por isto, o produto que o tricopaciente usa em casa jamais poderá ser um cosmético, pois este produto tem que funcionar como um "medicamento" para o cabelo ou para a patologia que o tricopaciente apresenta.
Diante disto surgiu a necessidade de um produto diferenciado, pois cosmético não funcionaria para recuperar os cabelos.
Daí surgiu um produto natural, sem corante, produtos nocivos, com alta concentração de princípio ativo vegetal que chamamos como FITOCOSMECÊUTICO ou TRICOTERÁPICO.

Vamos entender melhor?
COSMÉTICOS são produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e cabelos.
São formulações de aplicação local, baseados em conceitos científicos, destinados à manutenção e ao melhoramento da pele humana e dos seus anexos ( cabelos, unhas, etc.), sem interferência nas funções vitais, sem irritar, sensibilizar ou provocar fenômenos secundários indesejáveis.
FITOCOSMECÊUTICO OU TRICOTERÁPICO representa um casamento entre a cosmética e a farmacêutica. Os fitocosmecêuticos ou tricoterápicos é uma necessidade para o tratamento e recuperação de patologias capilares, pois o índice de pessoas, seja homens, mulheres ou crianças com problemas capilares são altíssimos.

Cosmético e fitocosmecêutico são a mesma coisa?
R: Não. A diferença entre essas duas versões é que o cosmético só traz benefícios estéticos, enquanto o fitocosmecêutico além de ser elaborado com óleos e ervas medicinais, promete uma ação terapêutica, bem mais intensa e profunda.

Então, se você pretende seguir a profissão de tricoterapeuta, voce deve trabalhar co tricoterápicos nas tricoterapias e a manutenção que o tricopaciente vai fazer em casa deve ser feita com tricoterápicos ou fitocosmecêuticos.

Agora preste atenção, meus alunos:
Se você, toda vez que apresentar algum problema, como por exemplo: dor de cabeça, gazes, diarréia e precisar tomar um remedinho, ir na farmácia perto de sua casa e nunca tem o medicamento que você precisa, você vai continuar indo lá?
Com certeza, não.
Você vai falar: "nunca vi uma farmácia que nunca tem medicamento!"
O mesmo ocorrerá com quem quer prestar serviços à saúde capilar e quando o cliente vai buscar o tricoterápico, não tem.
Isto é inadmissível na área de tricoterapia, pois trabalhamos fazendo um trabalho de conscientização, fazemos uma consulta, explicamos a importância de fazer a manutenção em casa para que a tricoterapia resolva o problema capilar e quando o tricopaciente precisa do produto, não tem?
Espero que você entenda, que ao fazer tricoterapia, voce não está mexendo com cosméticos, é tudo diferente, não é salão de beleza.
Só pra voces terem idéia, eu tenho um pequeno ponto de venda em Belo Horizonte de produtos tricoterápicos. Para o cliente compra, ele tem que fazer uma consulta, com análise do fio com uma tricoterapeuta que fica lá todos os dias.
O tricoterapeuta ou o cabeleireiro, para comprar um tricoterápico mpara usar na sua clínica ou salão, tem que fazer um curso de dois dias.
Meu aluno, é muito sério.
Não é sair por aí vendendo pra Deus e todo mundo.
outra coisa, se voce tem dor de cabeça, não adianta tomar remédio par dor de barriga.
O mesmo acontece com o tricoterápico que deve ser usado para o problema certo. Não adianta o tricopaciente estar com problema de queda e voce passar produto de quebra.
Muitas vezes chegam pessoas em seu salão falando que o cabelo tá caindo e na verdade está quebrando, ou vice-versa.
Tem que fazer uma consulta, um diagnóstico da causa para depois saber qual tricoterapia fazer e qual tricoterápico usar.
Eu já cansei de atender tricopacientes nestes meus 20 anos de profissão que o diagnóstico era o seguinte: uso inadequado de shampoo, condicionadores, etc., ou produto cosmético mal formulado por industria qeu causava ressecamento, queda, quebra. è isto mesmo!
Você sabia que um shampoo mal elaborado, em uso contínuo pode degradar a ultra estrutura do fio de cabelo deixando o mesmo com pH desequilibrado, asfítico e com sérios problemas como por exemplo: queda, quebra,tricorexe nodosa, tricoclasie, tricoptilose, etc, etc, etc?

Então agora você já sabe: Chegou um cliente com alguma queixa capilar, de nada adianta indicar cosméticos. Se você quer tratar cabelos, de nada adianta usar cosméticos.


TRICOTERAPEUTA: Responsável pelo tratamento e recuperação dos fios de cabelo de sua tricopaciente.
Além dos fios, trata também o psicológico. Um tratamento completo.
Um aprendizado profundo e um trabalho com ética, disciplina, organização e principalmente: RESULTADOS.


Nossa, que aula maravilhosa!!
Adoro ensinar.
Um bom final de semana a todos.
Atenciosamente.
Maísa

48 comentários:

  1. Essa aula foi muito show mesmo Maísa,nela eu aprendi mais ainda,tirei mais ainda as dúvidas.
    Como vi os cosméticos não tem nada haver mesmo com a tricoterapia,pois só maqueiam os cabelos,e etc...
    Pode se notar mesmo que os produtos a um tempo atrás não eram tão degradavéis,pois eram produtos baseados em elementos naturais,mas devido a grande demanda de procuras e vendas muita das vezes as indústrias não deram conta de manter o mesmo produto e fizeram alguns similares que não fazia o mesmo efeito de antes.
    Isto é bastante preocupante pois não se pode mais tentar tratar os cabelos com qualquer produto que vemos no mercado,para isso precisamos de ter a concientização de domarmos a nós mesmos pois sempre existirá essa paradigma de que tudo tem que ser sempre assim,os gananciadores sempre tentando alienar as mentes das pessoas a sempre comprarem coisas que não vão beneficiar as pessoas em nada!
    Por isso concordo que a tricoterapia é a melhor forma de poder tratar uma certa patologia,pois infelizmente a maioria está reclamando de ter os cabelos danificados!
    Esse estudo mais uma vez clareou a minha mente e pode entender melhor as duas difernças entre os cométicos e a tricoterapia!
    Nossa realmente á muita diferença!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, estamos mais uma vez cientes de que os cosméticos não são tratamentos e portanto não podem ser usados para melhoar uma situação que exija tratamento, os cosméticos servem para embelezar, não para tratar.
    Nesse caso devem ser usados os fitocosmecêuticos. Importante também é um diagnóstico preciso para que exista o resultado.
    Muitas vezes pequenas mudanças podem fazer uma enorme diferença.

    ResponderExcluir
  3. É isto mesmo, concordo com vc Maísa.
    Adorei a aula, foi muito boa mesmo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Que aula!!! Quantas informacoes valiosas a senhora nos passou! O cosmetico ` uma mascara para a doenca, o fitocosmeceutico ou tricoterapico `e o remedio que dispensara o uso da mascara que camufla a doenca! Um traz apenas falsa aparencia, o outro traz os resultados que um tratamento eficaz levou `a verdadeira aparencia!

    ResponderExcluir
  5. Tratamento efetivo gera RESULTADO!!! e é isto que os clientes procuram.

    ResponderExcluir
  6. Maisa, aqui no rj temos estas aula (curso de estetica e cosmetologia, nas universidades) e esta sendo para mim , uma revisão dos nossos debates que tanto nos esclareceram. Obrigado por isto.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente alagoas nao tem nada sobre tricologia ou tricoterapia eu gostaria de aprender um pco mais
    e ja que vc , Maisa , tem produtos tricoterapicos para a venda ...como poderia comprar?

    ResponderExcluir
  8. Você adora ensinar e eu adoro aprender! rs
    Só uma dúvida,estes produtos podem ser vendidos sem receituario? Qualquer pessoa pode ter acesso?

    ResponderExcluir
  9. A beleza contínua depende da saúde dos cabelo e do couro cabeludo. Assim, vamos aprender a tratar o problema pela raiz.

    ResponderExcluir
  10. Realmente os cosméticos de nada adiantam. É difícil aceitarmos pois estamos tão massificados... Mas o uso dos cosméticos não dão os resultados prometidos, isso eu posso afirmar.

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosa aula, parabens, cada vez mais me entusiasma a ser uma especialista no assunto

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada. Ficou tão clara como agua pra mim a diferença entre cosmético e tricoterápico. Só acho difícil de início separar as coisas quando o tricoterapeuta é também cabelereiro. Por exemplo, se faço uma sessão de tricoterapia no Salão de Beleza e quero aproveitar a ocasião para fazer uma escova, nada feito! Pois a escova vai desidratar meu cabelo, certo? Se uma pessoa quer fazer o tratamento e acha caro, a cabelereira pode se sentir pressionada a indicar outro produto que não é tricoterápico para depois do tratamento talvez, ou a tricopaciente pode pressionar o cabelereiro a fazer um tratamento mais básico, sem todos os produtos indicados. Na verdade acho que é melhor ser ou tricoterapeuta ou cabelereiro.

    ResponderExcluir
  13. gostei muito de saber as diferenças e saber que os produtos que tem nas farmácias apenas mascaram os fios, e que quanti mais natural melhor.

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca confiei no poder de tratamento dos cosméticos,agora os tricoterápicos os resultados são surpreendentes quem usar vai amar trabalhar com esses medicamentos.
    Rejane

    ResponderExcluir
  15. Eu acreditava nos cosmedicos , mas nunca via resultados,mas agora que faço o uso dos tricoterápicos, os resultados são supleendentes estou amando, as pessoas que me procuram mais ainda é maravilhoso ver pessoas felizes com o resultado....Edilene

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Comecei a trabalhar na área de estética há poucos dias e já comecei errado. Vou ter que aprender a fazer certo para ter um diferencial.
    Essas aulas são maravilhosas mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Nossa quanto tempo!já estava com saudades...Demorei postar pois a net é uma benção,tem horas que estou lendo e a rede cai,talvez seja para evitar a despedida que se aproxima!...Maísa, não te conheço pessoalmente, e cada dia q passa te amo mais,pois dividir conhecimento sem nada em troca,são prá poucos...Eu fico agora com vergonha de oferecer as minhas clientes "hidratação,reconstrução e outras coisitas a mais...se tudo que aprendi no passado foi errado,digo passado pois agora aprendi o que é certo !

    ResponderExcluir
  18. Essa foi maravilhosa mesmo, tirei minhas dúvidas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Na verdade, Tricoterapia é a medicina capilar. E um médico não pode receitar qualquer medicamento ao seu paciente. Ele conhece os sintomas da doença e conhece o medicamento que pode sarar. Assim é a Tricoterapia.Vamos deixar de aceitar opiniões populares sobre o que é bom ou não para o corpo ou cabelo. Pois na tricoterapia foram realizadas pesquisas, foram elaborados produtos e quando se trata do natural a eficácia é certa.

    ResponderExcluir
  20. nossa,..quanta informação valiosa ,vc esta certa nosso cabelo tem vida precisa ser medicado de acordo com sua necessidade,quero fazer parte da associação dos terapeutas quanto mais estudo mais interessada eu fico grandes aulas obrigada

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi tudo mas como vou ter asseço a estes produtos e como vou saber fazer uma consulta diaguinosticando o problema?
    Reaumente as aulas estão maravilhosas e gratificantes.

    ResponderExcluir
  22. Já na 1ª aula, da para entender que a tricoterapia é uma opção de tratamento diferente do convencional e melhor, não a mínima chance de se utilizar cosméticos numa tricoterapia.

    ResponderExcluir
  23. A aula foi otima, gostei muito das orientações e dos esclarecimentos. Agora estou encontrando o que procurava, pois sempre achei que os produtos disponíveis no mercado não me agradavam e nunca davam o resultado que eu tinha planejado.

    ResponderExcluir
  24. nossa quanto mais estudo mais tenho um sonho de ser uma tricoterapeuta mais amo minha profissão

    ResponderExcluir
  25. maisa eu posso fazer o uso dos tricoterapicos antes de me formar no meu salão?

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Foi ótima. Agora a visão mudou radicalmente.Estarei sempre de pé em falso na hora de escolher algum produto capilar.

    ResponderExcluir
  27. essa aula é de extrema importância para nós profissionais nessa área,cada vez que leio seus artigos estou ficando cada vez mais convicta que quero muito oferecer estes serviço no meu salão.

    ResponderExcluir
  28. Obrigada!!
    Claudia Regina

    ResponderExcluir
  29. Nossa ,que aula deliciosa! muitas informações importantes.
    parabéns pela capacidade incrível que você tem de passar todo este conteúdo com tanta facilidade. beijos e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto, me deu uma noção em que devemos saber diferenciar os produtos, consciente dos resultados.

    ResponderExcluir
  31. Muito boa a aula, cosméticos nunca mais.

    ResponderExcluir
  32. Nossa essa aula valeu apenas ler tudo.genilda

    ResponderExcluir
  33. Cosméticos e Tricoterápicos são diferentes!

    ResponderExcluir
  34. Para nos que queremos tratar os cabelos de nada adianta o uso dos Cosméticos, portanto devo identificar a causa e ou danos aos fios e prescrever o tratamento. Sei que ainda não tenho condições de ser um Tricoterapeuta mas posso ousar em tratamento capilar.

    ResponderExcluir
  35. Estou passada, nunca desconfiei que um shampoo poderia ser mal elaborado e fazer tanto estragos!!!

    ResponderExcluir
  36. Este ensinamento vou levar para toda minha vida!
    Cosmético: Cuida da parte estética.
    Cosmeceutica: Cuida da parte palológica:
    Estou sedenta por aprender muito mais!!!

    Tá certinho professora?

    ResponderExcluir
  37. Que maravilha essa aula

    ResponderExcluir
  38. Bom , entendi a diferença de cosméticos e cosmecêutica , e isso me levou a compreender que cosméticos somente maqueia e produtos tricoterápicos trata a causa do problema . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  39. Foi de mas essa aula cada vez cinto vontade de continuar estudando, Parabéns por ser ima pessoa tão esclarecida.

    ResponderExcluir
  40. Tricoterapia é realmente algo que está fazendo a minha cabeça. Quanto mais leio, mais interessante acho.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!