TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

16- NA CONSULTA

O Tricoterapeuta deve ficar atento aos cuidados que a cliente tem ao cuidar do seu cabelo em casa.
Este é um dos grandes problemas da área de Tricoterapia.
Porquê?
A maioria das clientes cuidam de seus cabelos erradamente.
Por isto é de fundamental importância que, na consulta, o Tricoterapeuta, corrija os hábitos capilares de sua cliente.



Corrija os hábitos que mais destroem os cabelos

Em geral, as clientes sabem como cuidar do cabelo. Mas, no dia-a-dia, atropelam todas as recomendações e depois sofrem com os efeitos do desleixo.

1. Deixar de pentear os cabelos todos dos dias:
O nosso organismo produz um óleo responsável de hidratar e nutrir os fios de cabelos. Este óleo não deixa que o cabelo fique seco e quebradiço.Para que este óleo seja distribuído pelo fio, é necessário pentearmos os cabelos todos os dias.

2. Lavar os cabelos todos dos dias: é muito lucrativo para empresas ambiciosas de cosméticos, mas para o couro cabeludo e fio de cabelo não.

3. Higienização: o ideal é lavar o cabelo de acordo com o comprimento.
A maneira correta de lavar o cabelo é:
• Cabelos curtos: um dia sim, um dia não
• Cabelos médios: se for mais oleoso: um dia sim, um dia não. Se for mais seco lavar um dia sim, dois dias não.
• Cabelos longos: um dia sim, dois dias não ou 2 vezes por semana.

4. Deixar condicionador no cabelo: principalmente quem pena com os fios secos, é tentada a cada banho. O cabelo fica macio e escorre pelo pente debaixo do chuveiro, e você sonha em manter aquela sensação pelo dia todo. Mas não pense que deixar o creme no cabelo é melhor maneira de conseguir isso. Os condicionadores contém quaternpário de amônia e deixar nos fios deixam os cabelos opacos,o cabelo fica elástico e acaba se quebrando à toa . Além de deixar resíduos.

5. Usar shampoos, condicionadores e finalizantes de má qualidade e que contenham substâncias hidrofóbicas.

6. Usar cremes sem enxágüe com quaternário de amônia:
Cremes sem enxágüe com cloreto de cetil trimetil amônia, quartenário de amônia ou deyquart é um dos grandes problemas atualmente.
Esta substância facilita o aparecimento de irritações no couro cabeludo e prejudica os fios. O cabelo fica cheio de resíduos, provocando tampões.
O cabelo também fica opaco e sem brilho.
Tem pessoas que são viciadas em creme sem enxágüe.

7. Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda.

8. Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram.

9. Fazer banho de creme achando que vai tratar:
Banho de creme serve apenas para amaciar e tem um efeito temporário (uma lavada).
Creme não penetra no fio.
Hidratação é muito mais que um banho de creme. O cabelo que necessita de hidratação é aquele seco, desidratado, que perdeu água.
Hidratar significa devolver a água que o cabelo perdeu.
Os melhores produtos para fazer uma hidratação, são aqueles que contém agentes umectantes (que absorve água do ambiente), emolientes e ervas hidratantes.
Atualmente os avanços cosméticos são tantos que muitos produtos nem precisam mais da aplicação de vapor para agir.

10. Usar cosméticos quando o cabelo passa por processo químico;
Quando o cabelo passa por processo químico de nada adianta usar cosméticos comuns. Neste rol inclui-se tantos cosméticos mais populares quanto cosméticos top.

11. Usar cosméticos quando se faz processos térmicos:
Os processos térmicos, escova , prancha, rolinho danificam tanto quanto uma química e os cosméticos usam muito silicone na formulação por ser resistente ao calor deixando o cabelo desidratado, quebradiço e hidrofóbico. De nada adianta usar cosméticos comuns. Neste rol inclui-se tantos cosméticos mais populares quanto cosméticos top.

ATT.
PROFESSORA MAÍSA

35 comentários:

  1. Isso é uma grande alerta aos cuidados com nossos cabelos e com os dos tricopacientes.
    Estes já são princípios básicos para poder ajudar um pouco contra as irregularidades do dia a dia.
    A maioria sempre tem certas dúvidas contra esses tipos de cuidados,pois muitas não seguem á essas pequenas normas,para isso sei que é preciso muita calma e sempre orienta-las em como trata-los.
    Com essas orientações também serve de exemplo até para nós mesmas,gostei muito de poder obter essas informações tanto como as outras,isso nos faz corrigir alguns erros que há em nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer que hoje penteio os cabelos diariamente mas nem sempre foi assim, entendi que tenho que ajudar a oleosidade natural descer um pouco mais e se possível que cubra todo o comprimento do fio.
    Acho que realmente as pequenas mudanças podem fazer muita diferença.
    Desde que comecei a fazer este curso, já não uso a famosa chapinha, mas o secador sim eu uso e acredito que não ficarei sem ele.
    Quanto as lavadas de cabelos, lavo os meus quando estão insuportáveis de se ver, mas os cabelos oleosos, como os do meu marido, são impossíveis de não lavar todos os dias, a noite quando ele chega do trabalho chega a reluzir de tanta oleosidade, imagino que para isso exista um tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Realmente não sabemos cuidar dos nossos cabelo, isso é fato.Mas penso q não é nossa culpa e sim das linhas de comésticos pq somos bombardeados por propagandas disso e daquilo, e no fim é tudo mentira.
    Agora com os conhecimentos q esta nos passando, vamos mudar essa realidade.

    ResponderExcluir
  4. E eu pensava que sabia cuidar das madeixas...Sabe, professora, lamento muito pelas pessoas que nao tem conhecimento da tricoterapia. Quantos "profissionais" (mesmo sem má intencao) dao conselhos absurdamente erroneos aos seus clientes! Eu ia numa cabeleireira que dizia que era muito bom para os meus cabelos ( ressecados) que eu deixasse bastante condicionador! Uma outra disse que cabelos brilhantes so usando tinta todo mes! Bem, nao acreditei em nenhuma das duas. Mas, o que realmente me deixou surpresa foi saber que cremes nao hidratam, so amaciam temporariamente!

    ResponderExcluir
  5. eu creio que esta seja a parte mais difícil de qualquer tipo de tratamento: eliminar os hábitos errados.

    ResponderExcluir
  6. Incluo nesta lista os produtos para passar enquanto a pessoa dorme. Gente !!!!! quanta caspa!!!, mas até agradeço a empresa de cosmeticos pois ela solidifica anda mais a profissao do terapeuta capilar!

    ResponderExcluir
  7. Antigos hábitos são fixados nos clientes, e muitas vezes mesmo dando as informações corretas e atuais, não conseguimos de primeira. Mas não vamos desistir tão facil, afinal somos terapeutas e não desistimos nunca!

    ResponderExcluir
  8. Ja comentei algo sobre isto, mudar os habitos dos clientes e convence-los dos danos causados por certos produtos que a midia tanto elogia é bem dificil

    ResponderExcluir
  9. Todas as pessoas que não tem um certo conhecimento na área de tricoterapia cuida dos cabelos de forma errada,é preciso fazer uma boa explicação para que a cliente entenda e muide os seus hábitos capilares.
    Rejane

    ResponderExcluir
  10. Essas informações são tão importantes, gostaria de conseguir praticar tudo isso em casa, algumas eu já consegui, só falta comprar os produtos certos para higienizar e hidratar os cabelos. Só que todos eu não tenho condições de comprar. Gostaria de saber Maísa, quais os produtos tricoterápicos básicos, essenciais, para manter o cabelo saudável. Shampoo, condicionador e óleo vegetal para finalizar?

    ResponderExcluir
  11. muito interessante , é fazer o diagnóstico e já ir orientado a cliente a cuidar do seu cabelo de maneira correta e dizer o que não usar.

    ResponderExcluir
  12. Quando passei a conhecer os tricoterapeutas, aprendi a corrigir meus Habitos capilares, e percebi que meus clientes não faziam a higiene capilar de forma correta,é muito gratificante poder ajudar....Edilene

    ResponderExcluir
  13. Olá.

    Saber o que se deve fazer é uma coisa, mas quando digo para minha clientes que não devem fazer isso, ou aquilo, algumas respondem que fizeram isso a vida toda e agora a moda mudou.
    Fazer o quê!!!!
    Eu procuro seguir as recomendações aqui apresentadas, na verdade, antes mesmo de ler muita coisa já fazia parte do meu cotidiano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Mudar hábitos antigos é tarefa difícil,mas com muito jeitinho vamos obtendo alguns resultados.Já tenho clientes que estão abandonando a prancha,reparador e cremes sem enxágue,aos poucos vamos chegar lá!

    ResponderExcluir
  15. ola,
    estou impressionada com as informações,meu cabelo é afro e seco, sempre ficava chateada com os xampos que deixavam mais secos ainda, agora sei porque... obrigada,
    ja comecei a mudar uns habitos e vou leva-los a minhas clientes também!
    bjmmm
    deusa

    ResponderExcluir
  16. Muito bom esses esclarecimentos, alguns eu já sabia outros eu aprendi agora.

    ResponderExcluir
  17. Amei tudo que aprendi nesta parte do curso. Pode deixar Maísa, é com muito carinho que vou passar essas orientações às minhas tricopacintes. Também vou querer usar os tricoterápicos em meu cabelo, afinal, quem pretende trabalhar nesta profissão deve usa-los.

    ResponderExcluir
  18. Quando nós fazemos um curso de cabeleireira aprendemos tudo errado, mas o curso de cabeleireira só insina a cuidar da estética e não da saude do cabelo.

    ResponderExcluir
  19. Até que fim eu descobre o tempo certo de lavar meu cabelo! rs

    ResponderExcluir
  20. como posso adquirir estes produtos fitoterápicos,
    os hidratantes vegetais e animais...

    ResponderExcluir
  21. Na ansia de ter um cabelo lindo muito rapidamente o cliente as vezes deixa algumas etapas. Por isso devemos orientar bem, para evitar transtornos.

    ResponderExcluir
  22. Professora como posso adquirir esses produtos fitorapicos?
    sei que seram muitos uteis aqui em nosso Espaço.Agradeço por tudo.

    ResponderExcluir
  23. Adorei todas as dicas! Quanta coisa ainda nao sabemos...

    ResponderExcluir
  24. Importante termos todo esse embasamento teórico para realizar um tratamento satisfatório e também na identificação das possíveis causas da patologia do cabelo.

    ResponderExcluir
  25. a tecnica de pentear casbelo e muito boa,....

    ResponderExcluir
  26. Muito feliz em saber dos cuidados com os cabelos.

    ResponderExcluir
  27. São muitos erros que vimos a forma de tratar e cuidar.genilda

    ResponderExcluir
  28. vou usar produtos que contém agentes umectantes, hidrata-los corretamente ,explicar minhas clientes como se deve tratar o cabelo . nada de amarra-los molhados por muito tempo ,e usando condicionadores substâncias hidrofóbicas,e lavagem nos dias corretos para cada tamanho de cabelo,pentes no cabelo todos os dias .

    ResponderExcluir
  29. Muitas informações! Pelo menos a frequência da lavagem eu faço certinho!

    ResponderExcluir
  30. o que passar entao depois de um processo quimico?

    ResponderExcluir
  31. Excelente, esclareceu muitas coisas!!!

    Gabi - Franca

    ResponderExcluir
  32. temos que ser profissionais.

    ResponderExcluir
  33. Excelente aula principalmente no que se refere às lavagens e ao banho de creme , ótima explicação . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  34. Conceitos simples porém importantes e eficazes. Sabedoria é isso. Adorei!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!