TRICOTERAPIA CAPILAR

TRICOTERAPIA CAPILAR

sexta-feira, 18 de junho de 2010

4- A SOLUÇÃO PARA A COSMETOLOGIA: O USO DE PRODUTOS NATURAIS

COM CERTEZA UM PRODUTO QUE SEJA REALMENTE NATURAL CONSEGUIRÁ FAZER UM TRATAMENTO NO CABELO.

MAS O QUE É UM TRATAMENTO?
É UM PROCEDIMENTO QUE FAZEMOS EM CABELOS QUE ESTÃO COM ALGUM TIPO DE PATOLOGIA OU VÁRIOS TIPOS E RECUPERAMOS ESTE CABELO PARA QUE ELE NÃO PRECISE MAIS PASSAR POR TERAPIAS.

ISTO SÓ ACONTECE SE O CLIENTE MUDAR HÁBITOS, FAZER TUDO CORRETO, É LÓGICO, MAS UM CLIENTE JAMAIS PODE IR FAZER UM PACOTE COM SESSÕES DE TERAPIA E TERMINAR ESSAS SESSÕES E CONTINUAR O PROBLEMA.
A TERAPIA É PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA, LEMBRE DISTO.
COM AS AFIRMAÇÕES ACIMA EU RESPONDO PARA VOCES ALGUMAS QUESTÕES QUE VOCES ME COLOCORAM NOS COMENTÁRIOS, COMO POR EXEMPLO:

Porque será que quando uso algum produto com silicone ou queratina melhora um pouco a estrutura do cabelo?
ESSES PRODUTOS VÃO MAQUEAR A PRIMEIRO PLANO O CABELO E O CABELO POR TER CARGA NEGATIVA, VAI DAR UMA CERTA MACIEZ COM PRODUTOS DE CARGA POSITIVA. GERALMENTE QUALQUER CONDICIONADOR QUE VOCE PASSA NO CABELO VAI DAR UMA MACIEZ, MAS ISTO NÃO É TRATAMENTO.
SE VOCE PASSA SILICONE, ESTE VAI ENCAPAR O FIO E POR ELE ESTAR POROSO, VAI FICAR MAIS FACIL DE PENTEAR E COM BRILHO, MAS COM O TEMPO A QUERATINA E SILICONE VAI ACUMULANDO NO FIO, PROIBINDO ELE DE ABSORVER AGUA E AÍ COMEÇAM OS PROBLEMAS...

AGORA SERÁ QUE TODO PRODUTO QUE TEM SUBSTANCIAS NATURAIS COMO ERVAS, MEL, OU ÓLEO VEGETAL OU ANIMAL VAI TRATAR OS CABELOS?
NÃO É BEM ASSIM:
EM PRIMEIRO LUGAR ESTE PRODUTO PARA FAZER EFEITO TEM QUE TER NO MÍNIMO 5% DE PRINCÍPIOS ATIVOS.
NÃO ADIANTA PEGAR UM XAMPU DE JABORANDI E TER 1, 2 OU 3%. ELE VAI TER O JABORANDI, MAS NÃO VAI TER EFEITO TERAPEUTICO.
SEGUNDO- TEM QUE TER O PRINCÍPIO ATIVO TERAPEUTICO PARA AQUELA PATOLOGIA.
MAS O QUE É UM PRINCIPIO TERAPEUTICO PARA DETERMINADA PATOLOGIA?
EXEMPLO:
NÃO ADIANTA QUERER TRATAR UM CABELO QUE ESTÁ COM QUEDA COM UM TRATAMETNO A BASE DE CONFREI, OU BABOSA, ETC, MESMO QUE OS PRODUTOS USADOS TENHAM 5% DE PRINCÍPIO ATIVO.
ACONTECE QUE QUANDO SE FORMULAUM PRODUTO PARA QUEDA E PARA QUE ESTE PRODUTO TENHA EFEITO TEM QUE:
1. SER NATURAL
2. TER PELO MENOS 5% DE PRINCÍPIO ATIVO.
3. TEM QUE TER O PRINCIPIO ATIVO ADEQUADO PARA AQUELA PATOLOGIA.

MEUS ALUNOS, ESTOU SENDO MUITO TRANSPARENTE E OBJETIVA NAS MINHAS EXPLICAÇÕES PARA QUE VOCES NÃO COMECEM A COMPRAR TUDO QUE SE DIZ NATURAL ACHANDO QUE É O MELHOR.
DE REPENTE VOCE COMPRA UM CONDICIONADOR DE LANOLINA QUE NA VERDADE NÃO TEM NADA DE LANOLINA.
OU COMPRA UM XAMPU DE ERVAS PARA CASPA E NÃO TEM 5% OU NÃO TEM A ERVA INDICADA PRA FAZER A TERAPIA QUE VOCE QUER.
PARA SE ELABORAR PRODUTOS NATURAIS É NECESSARIO TER CONHECIMENTO DE FITOTERAPIA.
ENCONTRO MUITOS SITES DE FITORAPIA INDICANDO CERTAS ERVAS PARA TRATAMENTOS QUE NA PRATICA NÃO FUNCIONAM.
EXEMPLO: A MINHA PRATICA NÃO PERMITE USAR XAMPU DE BABOSA PARA CASPA, QUEDA OU CABELOS SECOS. NÃO FUNCIONA!!! MESMO TENDO NO MINIMO 5%.
O EXEMPLO CITADO ACIMA É UM DOS CASOS.
VOCE DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: COMO VOU SABER SE UM COSMETICO NATURAL TEM 5%, SE NÃO VEM ESCRITO NO ROTULO? ESSE É O PROBLEMAS, MAS MAS PRA FRENTE VOCE VAI ADQUIRIR EXPERIENCIA QUE VAI TE PERMITIR SABER.

UM GENUÍNO PRODUTO NATURAL É:

100% natural: Isso considera que não lhe foi adicionado qualquer produto sintético, agentes emulsionantes, diluentes como óleo mineral, propilenoglicol, ou qualquer outro aditivo químico.

100% puro: Nenhum outro produto natural similar foi adicionado a ele. Por exemplo, a lavanda muitas vezes é misturada a outros híbridos, chamados de lavandins para se conseguir um produto mais barato, ou no caso do óleo de melissa, que custa alguns milhares de dólares o litro e que é produzida uma mistura chamada de "balsamo de melissa", composto pela mistura de melissa com capim limão, verbena, etc, para baratear o produto final. A melissa produz menos de 1 % de óleo essencial na planta total (7 toneladas p/ 1 litro óleo).

100% completo: produtos naturais não podem ser descolorados, colorizados (muitas vezes com anilinas) ou deterpenizados (método que retira os terpenos do óleo essencial), ou etoxilados, ou hidrolizados. quando isto acontece resulta numa perda em eficácia terapêutica e podem torná-los mais tóxicos ou sem efeito sobre o fio de cabelo e couro cabeludo.

Assunto sério, responsável e interessante não?
Será que essas empresas ganaciosas em ganhar dinheiro se preocupam com isto? é preciso refletir e estar sempre lendo rótulos, estudando questionando...

É realmente encantador estudar sobre tratamento, não é mesmo?Bem, espero que tenham gostado da explicação.

Imagino que vocês tem mil comentários para fazer.
Fiquem a vontade!!

Att.
PROFESSORA MAÍSA

44 comentários:

  1. Nossa,desta forma fica mais claro de se descobrir as substâncias enganadoras dos produtos,eu estou procurando sempre pesquisar,como postei nos textos anteriores eu estava com uma certa dúvida sobre isto,e neste texto esclareceu mais.
    Pois como podemos ver a maiorias dos produtos são de misturas inúmeras,e sempre quando algum produto se dizia natural,a maioria era de 2% no maximo,e isto me deixa muito preocupada,como a mestra Maísa mesmo disse que na maioria dessas empresas não estão preocupados com isso!É um caso é muito importantíssimo e de valor alto de interesse pois acho que já é um princípio básico dos estudos com relação a estas dúvidas insistentes!

    ResponderExcluir
  2. O que eu pude perceber é que fica inviável o preparo de alguns produtos, se para extrair dele a quantidade que se precisa o valor chega as nuvens, como fazer???
    Enfim, se é necessário uma porcentagem acima do que é praticado no mercado e eu até entendo que o capitalismo é isso mesmo, ganhar dinheiro, como conseguiremos se o nosso poder aquisitivo é menor que o das gigantes que operam no mercado????

    ResponderExcluir
  3. professora quanto mais aprendo,mais quero saber,posso dizer q a cada postagem lida me surpreendo.

    ResponderExcluir
  4. Aprender é sempre prazeroso, e no caso da tricoterapia é surpriendente pq ela vai contra tudo o q é dito pela mídia e pelas empresas de cosméticos.

    ResponderExcluir
  5. Outros engodos que "seduzem" as pessoas: 100% natural;100%puro ;100% completo. Quem le, pensa: "`e tudo que eu preciso!". Mas, sempre desconfiei dessas promessas, pois, mesmo sendo leiga, conseguia vez por outra, identificar algum outro ingrediente estranho na composicao...E quem o vendia nao tinha explicacoes plausiveis para os meus questionamentos.
    Agora, a professora, realmente confirmou as minhas suspeitas. Encontrar produtos genuinamente naturais `e raro, e ,a partir de agora, deposito a minha confianca nos produtos tricoterapicos.

    ResponderExcluir
  6. Produtos naturais estão em alta, todo cuidado é pouco para adquirir eles. Estamos voltando às nossas origens - fitoterapia.

    ResponderExcluir
  7. concordo com pauloterapia. Tenho uma empresa aqui no rj que me supre de oleos essenciais e vegetais, assim como as argilas e aguas termais para complementar meus tratamentos. Quanto a manutençao do cliente, produtos manipulados em farmacias para garantir controle total e eficaz. Sim voltamos as origens da fitoterapia, fitoenergética e terapias tecnológicas.

    ResponderExcluir
  8. Muitos clientes leêm no rótulo que o produto é natural e compram acreditando no que esta escrito no rótulo. Isso dificulta a recuperação do fio. Orientação é muito útil, mas nem sempre os clientes escultam ou acreditam,pois os produtos são baratos e de fácil acesso.

    ResponderExcluir
  9. Quero aprender como são formulados produtos de qualidade e quem são os fornecedores, afinal, quase todos os produtos no mercado não atendem as exigências da tricoterapia.

    ResponderExcluir
  10. Parece difícil distinguir produtos 100% naturais dos demais. A tricoterapia também trabalha com produtos manipulados? Parece que é a única forma segura de conseguir um produto com as porcentagens de ativos correta.

    ResponderExcluir
  11. bem interessante este post, onde encontro produtos confiaveis?

    ResponderExcluir
  12. realmente agora que conheço os tricoterápicos vejo a grande diferença que há entre os cosmedicos e como rende e trata os cabelos,Edilene

    ResponderExcluir
  13. Muito boas suas explicações, Maísa. Fico impressionada com a quantidade de substâncias nocivas que são usadas pelas indústrias de cosméticos. Estou feliz por um lado e triste por outro, pois ao ler os rótulos dos produtos que estou acostumada a usar, vejo que mesmo boas marcas, que dizem ter substâncias naturais, contém ou silicone, ou sal, ou amônia. Até um shampoo ANTI-RESÌDUOS, que eu comprei na Galeria do Ouvidor, dizendo a vendedora que contem bardana, erva doce e carqueja, sem sal, sendo um regulador da função sebácea, com anfótero, tem SILICONE!!!!!

    ResponderExcluir
  14. como somos enganados! com o que dizen naturais, e os 5% como saber?

    ResponderExcluir
  15. No mercado hoje existem muitos produtos que se dizem natural e as pessoas que nâo tem um certo conhecimento na área acreditam e pagam caro,acabam sendo enganadas,porque para as empresas o que interessa é vender e aumentar seus lucros,e como as pessoas estão atrás de novidades eles sempre lançam um produto novo.
    Rejane

    ResponderExcluir
  16. cada dia que passa somos enganados,com falsas promessas,de naturais,somente o nome e vão continuar,pois não há fiscalização para isso!

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Complicada essa transição. Como não somos entendidos em química e alguns nomes são realmente difíceis de identificar, ficamos "vendidos".
    Espero poder aprender sobre as coisas certas a usar para parar de prejudicar os cabelos, mesmo que seja sem querer, pensando estar acertando.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Aprender a identificar um produto realmente natural é o que os futuros tricoterapeutas ou cabeleleiros conscientes precisam, mas acho que ainda há uma insuficiência de fornecedores que trabalham sério no mercado que atendam a grande demanda de profissionais nesta área que estão por vir. Precisamos ter certeza que estamos adquirindo produtos de qualidade para não comprometer nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Eu aderi totalmente aos fitoterápicos HOSPITAL DO CABELO, mudei meus hábito, estou fazendo as tricoterapias e o meu cabelo mudou, com isso venho confirmar na prática tudo que você explicou em relação a tratamento capilar e maquiagem.

    ResponderExcluir
  20. como vou saber se os produtos são naturais ou não trabalho muito com tratamento capilares em meu salão,vejo resultados mas a longo prazo quero o melhor para meus clientes ,como vou adquirir seus produtos? sera que estou sendo tão enganada com fornecedores?preciso da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  21. Ne um tratamento é possível recuperar o cabelo em 100%?
    As empresas de cosméticos não se preocupam nem um pouco com esse princípios ativos só querem vender.
    Onde vamos encontrar os produtos eficáceis de verdade?
    Realmente estou encantada com este estudo e gostei muito das explicações.
    Quero saber tudo sobre tratamentos pois é a parte que eu mais gosto na hora de cuidar dos cabelos.

    ResponderExcluir
  22. quanto mais leio , mas me surpreendo com o pouco que sei... me diz o que fazemos os rótulos dos produtos , são impossíveis de se ler. Letras minusculas..

    ResponderExcluir
  23. Maisa, como os tricopacientes reagem ao serem esclarecidos quanto aos produtos que utilizam normalmente, já teve alguma resistência ??? Quando um pasciente nos procuram e após explicarmos o tratamento ele dúvida do resultado, nessa caso, devemos fazer a terapia mesmo assim ?

    ResponderExcluir
  24. então pelo que estou entendendo só conseguirei saber100% se me formar tricoterapeuta...

    ResponderExcluir
  25. A cada explicação fico mais interessada. Fico imagnando e com curiosidade para ir a farmácia de produtos naturais para ler os rótulos. Espero poder fazer o curso completo.

    ResponderExcluir
  26. Também acho fascinante o tema. Dúvidas sempre esclarecidas com fidedignidade.

    ResponderExcluir
  27. MÁRCIA MENDONÇA....Você tudo!!!!
    É realmente ENCANTADOR estudar sobre tratamento!!
    AMEI a explicação. OBRIGADO...
    VOCÊ É NOTA 10 PROFESSORA MAISA...

    ResponderExcluir
  28. Realmente é fascinante tudo isso! Obrigada pela generosidade em compartilhar seu conhecimento conosco!

    ResponderExcluir
  29. Lourdes- 17.07.2013.
    Estou fascinada com esse aprendizado, quanto mais leio, mais quero ler. Fico grata com seu desprendimento em partilhar seu conhecimento. Estou adorando.

    ResponderExcluir
  30. Lourdes- 17.07.2013.
    Estou fascinada com esse aprendizado, quanto mais leio, mais quero ler. Fico grata com seu desprendimento em partilhar seu conhecimento. Estou adorando.

    ResponderExcluir
  31. Incrível o que a ganancia pode fazer com a humanidade. Estou aqui checando meus produtos cosméticos e realmente tem muitos dos produtos que você citou, muito triste...
    Espero que eu possa fazer todos os cursos, é uma área que me encanta e fico feliz em saber que existem pessoas sérias como você.
    Obrigada
    Claudia Regina

    ResponderExcluir
  32. Quanto conhecimento adquirimos nesses textos, realmente tenho muito interesse em saber identificar um produto natural autêntico e não me enganar.

    ResponderExcluir
  33. Entendi que nem todos os produtos que São apresentados como naturais....São exatamente naturais, provável que passou por alguma alteração para baratear preço e aumentar em quantidade.

    ResponderExcluir
  34. Como erva faz bem ao cabelo e os fabricantes enganando o mercado.genilda

    ResponderExcluir
  35. é bom produtos naturais são autênticos mesmos.

    ResponderExcluir
  36. Sinceramente, muito produtivo vale a pena cada segundo diante do computador. Espero conseguir assimilar tudo...Obrigada mais uma vez pelo carinho.

    ResponderExcluir
  37. Estou percebendo que gastei o meu dinheiro a toa para recuperar o meu cabelo detonado por química. Bua bua bua

    ResponderExcluir
  38. Eu quero produtos naturais....:( aqui nao tem!

    ResponderExcluir
  39. Certa vez,aos meus 13 anos de idade,numa daquelas ilusões de se ter o cabelo liso,apliquei um produto que se chamava guarnieri,nunca esqueci esse nome!
    Resultado: Uma terrível queda de cabelo a ponto de se ver o couro cabeludo,chorei e desesperei,imaginem minha situação...mocinha,vaidosa e quase careca!!!
    E então lá veio minha boa e velha mãe: Íamos ao açougue pedir o osso da canela do boi,depois se retirava aquela pasta branca e derretia acrescentando algumas folhas de confrei,e em pouco tempo,olha lá...cabelos novamente saudáveis e....crescidos!rsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Interessantíssimo esta aula , principalmente , a respeito das questões das diferenças entre produtos 100%natural , 100%puro e 100%completo . Marjorie Moura

    ResponderExcluir
  41. realmente se aprendermos a tratar os cabelos como eles merecem e precisam vamos ter um retorno bem mais saudáveis

    ResponderExcluir
  42. Preciso aprender muito! Estudar e estudar ! Ler ! Muitos conceitos novos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!